Síndico(a), melhore a sua gestão: vá ao “gemba”

Tempo de leitura: 1 minuto

Síndico(a), saiba como ter uma gestão mais eficiente e eficaz. Vá regularmente ao “gemba”

“Gemba”, palavra de origem japonesa, quer dizer: o verdadeiro lugar ou o lugar onde as coisas acontecem. Foi bastante usada em administração, na época da qualidade total.

Tem um ditado que diz: “O olho do dono é que engorda o boi”; isso tem o seu fundo de verdade e funciona em qualquer negócio. Em um condomínio, para verificar um problema ou um serviço, o(a) síndico(a) deve sair do escritório (tirar o bumbum da cadeira) e ir ao local onde as coisas estão acontecendo, no “gemba”.

Ir ao “gemba” deve ser uma estratégia do gestor: observar, verificar como os serviços estão sendo realizados, se o padrão estabelecido está mantido e aproveitar para perguntar: “O que você está fazendo? Como você faz esse processo? Você está tendo alguma dificuldade ou tem alguma sugestão?”.

Pode ser que o(a) síndico(a) pense: “Eu não tenho tempo para fazer isso”. Mas “tempo é uma questão de escolha”. Encontrar o tempo para visitas periódicas é uma atitude inteligente. Marque dia e hora para visitar e fiscalizar pontos importantes do condomínio. Até uma lixeira poderá entrar no programa de visitas e o gestor poderá ter surpresas.

Adquira esse hábito, programe sua agenda de visitas, faça as observações, as correções e os treinamentos necessários. Todos terão a ganhar com uma melhor qualidade dos serviços prestados.

 

 

 

Sobre Marcio Antonio Ferreira

Marcio Antonio Ferreira

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV; 10 anos de experiência na aplicação do Indicador de Tipos Psicológicos (MBTI); 35 anos de Petrobras, ocupando funções gerenciais e como consultor em RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *