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O que é mais importante para um síndico? Ser um bom gestor ou um líder?
Vamos entender a diferença entre estes dois papéis:
- Um gestor (gerente ou administrador) tem como principal atividade fazer com que os processos e serviços de uma organização saiam conforme o esperado, com qualidade, prazo e custo compatível e que saiba se relacionar de forma adequada com os vários públicos de interesse.
- Um líder também precisa se ocupar com a gestão, mas sua principal habilidade deve ser influenciar um grupo ou grupos para alcançar objetivos.
Um dos mais conhecidos gurus da administração, John Kotter, afirma que a principal atividade de um líder é a produção de mudanças e sua ação se baseia em:
- Estabelecer a direção estratégica da empresa (para onde nós vamos),
- Comunicar o planejamento e seus desdobramentos aos liderados,
- Motivar para que as metas sejam cumpridas.
Considerando estes aspectos vamos analisar quais são os públicos de um síndico e qual seu tipo de envolvimento com cada um deles?
- Prestadores de serviço. Engloba relações de contratação, fiscalização e pagamento. Neste caso, o principal papel de um síndico é o de um gestor, ou seja, garantir que os resultados sejam aqueles contratados, com qualidade, segurança e dentro dos prazos acordados. Ou seja, para este público não é necessária uma relação de liderança, apenas a necessidade de uma gestão eficiente.
- Funcionários. Os funcionários têm uma rotina a cumprir, tarefas que se repetem ao longo do tempo. Em geral, não existem objetivos e metas a cumprir, embora o síndico possa criar pequenas metas de melhoria nos processos. Assim, podemos entender que o síndico não precisa exercer liderança. Porém, funcionários precisam de atenção, ser ouvidos, apoiados e também orientados e cobrados. Isto exige uma certa capacidade de liderança, ou seja, manter os funcionários mobilizados para uma prestação de serviço eficiente e de qualidade.
- Moradores. Com este público não há uma relação de mando e sim uma delegação para zelar pelas instalações, pelo bom funcionamento e pelos serviços prestados. É importante um tipo específico de liderança, no sentido de mobilizar para a necessidade de mudanças, melhorias e reparos que o condomínio precisa. Exige ainda habilidade para lidar com pessoas de vários tipos, saber se comunicar e ter uma boa resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com conflitos e frustrações.
Outro fator importante que envolve tanto funcionários como moradores é a questão da segurança. Todos precisam estar conscientes dos riscos e dos cuidados necessários para o bom funcionamento do condomínio.
Então o síndico precisa ser um super-homem ou a síndica uma mulher-maravilha? É quase isso… Brincadeiras a parte, é preciso uma pessoa comprometida, com vontade de aprender e de ensinar, visando uma boa qualidade dos serviços e um ambiente bom para se viver e trabalhar.
Mas qualquer um pode ser um líder? Este será um outro artigo do meu blog, no qual trato especificamente sobre isto.