Satisfeito/a com o desempenho do teu funcionário?

Tempo de leitura: 1 minuto

Satisfeito/a com o desempenho do teu funcionário? Aí que vem em evidência o papel de um bom gestor: Como obter melhores resultados?

  1. Estabeleça regras e padrões claros, que mostrem o que, como e quando fazer uma tarefa.
  2. Explique, oriente, faça “on the job training”: treinamento no local de trabalho.
  3. Fiscalize, oriente diversas vezes, corrija; se perceber negligência ou má vontade faça advertências e, em último caso, troque o funcionário.

Observações:

  • É natural depois de algum tempo um perda de qualidade no serviço, é natural; converse, ouça o funcionário, explique a importância de um bom trabalho, fiscalize, etc.
  • Observe e analise se o funcionário tem aptidão para o trabalho. Um instrumento que auxilia para esta finalidade é a avaliação do Tipo Psicológico. Este instrumento indica se o tipo do funcionário é favorável ou desfavorável para aquele cargo ou função. Se for favorável, ótimo, estimule seu desempenho; porém, caso seja desfavorável, ainda assim é possível um desempenho satisfatório, porém com mais esforço do funcionário e apoio do gestor.
  • Um tipo psicológico desfavorável para determinado um trabalho poderá suprir, por algum período de tempo, aquela demanda, porém, com o tempo, o funcionário começa a ficar desgastado, desmotivado, podendo até apresentar problemas de saúde. É chagada a hora de trocar de atividade.
  • Outro aspecto que os gestores não se dão conta são as influências de colegas no ambiente de trabalho; é comum se encontrar colegas que fazem jogo de poder e que acabem por influenciar forma negativa, principalmente novos funcionários. Já ou viu falar de panelinhas? Pois é, isso às vezes acontece, é inerente ao ser humano. Esteja atento e caso perceba isso corrija, não seja complacente, pois isso pode prejudicar o desempenho do novo funcionário, além dos demais.
  • Elogie e gratifique, de alguma forma, um bom desempenho.

Caso tenha dúvidas não hesite em me contatar, sem compromisso: tipospsic@gmail.com ou (21)971085874

Sobre Marcio Antonio Ferreira

Marcio Antonio Ferreira

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV; 10 anos de experiência na aplicação do Indicador de Tipos Psicológicos (MBTI); 35 anos de Petrobras, ocupando funções gerenciais e como consultor em RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *