Recrutamento e Seleção Personalizados

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o Recrutamento e Seleção Personalizados você obterá êxito em sua próxima contratação.

Como saber se este candidato irá atender à nossa demanda?

Quando se realiza um processo de Recrutamento e Seleção, normalmente se descrevem quais características um determinado posto de trabalho exige: escolaridade, experiência anterior, referências e características pessoais.

E aí entram em cena instrumentos como o Indicador de Tipos Psicológicos

Livro

Em 1921 Carl G. Jung, um renomado psicólogo suíço, escreveu o livro Tipos Psicológicos, que tem servido como base para muito estudos e trabalhos que procuram identificar traços comuns de personalidade. Anos mais tarde, com base nesses estudos, Isabel Briggs Myers desenvolveu um Instrumento que ficou mundialmente conhecido como MBTI (Myers Briggs Type Indicator).

Você pode estar pensando: “Isso é coisa de psicólogo”…

Pois bem. Inúmeras empresas, de nível internacional, utilizam este tipo de recurso.

Anos atrás eu pude conhecer, me qualificar e comecei a aplicar este instrumento com resultados muito interessantes. Há algum tempo, indo à Belém para realizar um workshop com esse instrumento, uma colega médica me falou: “Marcio, agora eu me entendo. Depois de tantos anos pude saber que eu não sou uma E.T., e isto me deu um outro sentido de vida”.

Testemunhos como este são muito gratificantes. Mostram como esse conhecimento abre possibilidades para o desenvolvimento, adaptação profissional e crescimento pessoal.

Eu trabalhava no RH e uma relação com um colega de trabalho estava ficando insuportável: um falava uma coisa e o outro discordava radicalmente. Quando descobrimos que tínhamos tipos totalmente diferentes resolvemos entrar num acordo. Eu lhe falei: “O que você faz bem eu tenho dificuldade de fazer e naquilo que eu sou bom você tem dificuldades; porque não nos unimos para fazer a diferença? Ele concordou.

No mesmo ano participamos de um evento de comemoração do aniversário da empresa. Trocamos nossas ideias e nos resolvemos criar um protótipo de posto de serviço, que foi montado no hall de entrada do edifício, resultado: ganhamos como a ideia mais original.

Posto

Depois do evento nosso gerente fez uma reunião com todo o RH e deu para ambos um presente, como reconhecimento por esse trabalho. Ficou claro que quando se conhecem os potenciais de cada um se consegue transformar barreiras em pontes, com resultados surpreendentes.

Quais são as passos importantes para uma pessoa ocupar um determinado posto de trabalho?

  1. Definir quais são os requisitos do posto de trabalho quanto à escolaridade, experiência, etc.
  2. Identificar com o responsável pela área quais são as características mais importantes que esse posto de trabalho exige, com base nos tipos psicológicos: por exemplo, a função exige alguém com uma boa habilidade de comunicação verbal e iniciativa (Extrovertido) ou alguém que reflita e analise as situações para propor alternativas (Introvertido)? Etc.
  3. Realizar o processo de Recrutamento; analisar os currículos, selecionar aqueles que melhor se adequam aos requisitos.
  4. Convoque os selecionados para um trabalho de dinâmicas de grupos, especialmente desenvolvido para essa contratação (Atividade customiza pela Tipos Consultoria); normalmente esse trabalho dura de 3 a 4 horas com várias dinâmicas que vão revelando traços dos candidatos (iniciativa, desembaraço, assertividade, capacidade intelectual, entre outras).
  5. Após toda essa análise já é possível indicar as pessoas mais qualificadas para o posto.
  6. Oferecemos ainda a possibilidade de realizar um treinamento prático sobre as principais atribuições do cargo, bem como uma etapa de acompanhamento e aconselhamento por mais 3 ou 4 sessões, como forma de desenvolvimento para a prestação do serviço.

Para obter maiores informações não hesite em nos contatar sem compromisso.

Sobre Marcio Antonio Ferreira

Marcio Antonio Ferreira

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV; 10 anos de experiência na aplicação do Indicador de Tipos Psicológicos (MBTI); 35 anos de Petrobras, ocupando funções gerenciais e como consultor em RH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *