Tempo de leitura: 2 minutos
Coronavírus – como o(a) síndico(a) pode enfrentar essa ameaça
Transformar ameaças em oportunidades: esta é uma frase muito usada em administração e normalmente se refere à competição empresarial. Porém, o desafio ou as ameaças que todos estão passando hoje tem a ver com uma coisa minúscula, um vírus, mais especificamente o Coronavírus ou Covid-19.
Pelas notícias que acompanhamos pela mídia e órgãos oficiais é uma doença grave e que se espalhou por todo o mundo, com uma rapidez espantosa. O ministro da saúde afirmou que o pico dos casos aqui no Brasil se dará nos próximos dois a três meses.
Se você é um síndico, um gestor, não poderá fingir que esse grave problema não é com você. Imagine a possibilidade de transmissão entre funcionários, ou de funcionário para morador, ou entre moradores.
Logo, a posição do(a) síndico(a) em relação a este período tem que ser firme. O que fazer?
Encare essa ameaça como um desafio e transforme em oportunidades: tome a iniciativa, lidere ações de prevenção, de esclarecimento e de ajuda; compreenda que você é a autoridade maior dentro de um condomínio e tem que ter atitudes coerentes. Valorize sua intuição e seja criativo na busca de novas ações, porém adequadas à realidade.
Partindo para a ação.
Não perca tempo, tome logo uma atitude e aqui vão algumas dicas:
Reúna sua equipe e informe sobre o vírus e as medidas de higiene para evitá-lo:
- A importância de lavar bem as mãos ao chegar no condomínio e ao chegar em casa; aproveite e coloque sabão e álcool gel em vários pontos do condomínio (não deixe faltar),
- Os funcionários devem evitar ficar batendo papo entre eles e caso necessário manter a distância mínima de 1 metro.
- Se a pessoa for espirrar deve tomar o cuidado de tapar com o braço,
- Se algum funcionário teve sintomas de gripe, seguir as orientações que médicos e autoridades estão dando a todo o momento.
Outras iniciativas:
- Enfatize para os funcionários a importância de estarem mais atentos aos moradores e suas necessidades, principalmente os idosos.
- Vários supermercados estão oferecendo serviço de delivery. Levante lojas próximas ao seu condomínio que ofereçam esse serviço e faça um informativo aos moradores esclarecendo.
- Outra possibilidade é de manter um funcionário de prontidão que possa ir comprar algum item para as pessoas idosas que moram sozinhas e têm dificuldade de locomoção (atuação emergencial). Divulgue.
- Caso haja alguma suspeita, ou caso confirmado entre os moradores, alerte os funcionários para que redobrem os cuidados, porém que estejam disponíveis para auxiliar as pessoas envolvidas na situação.
- Varias iniciativas de ajuda, por exemplo para moradores confinados, com ansiedade, depressivos e outros sintomas estão sendo divulgados pela internet. Se julgar pertinente divulgue.
Tipos consultoria
Consultor: Administrador Marcio Antonio Ferreira – 971085874
Consultora associada: Advogada Ana Paula Cleven – 985584185